Do movimento de formação política em Seara.
Quando o povoado de Nova Milano se formou, Antonio Zanuzzo sempre procurou atuar junto aos colonizadores pela formação política, primeiramente incentivando a obtenção de título eleitoral.
Acompanhava o movimento político de formação do Município de Concórdia, e no ano de 1933, segundo relato de meu Pai, Herculano Hércules Zanuzzo, então com 09 anos de idade, em dias e horas pré-determinadas, atuava alfabetizando e treinando pessoas a assinarem seu nome para obterem o título de eleitor. Em grandes mesas, fornecia papel e lápis, e com muito silêncio e respeito, iniciava sua lição de alfabetização.
Apesar da pouca idade, sob orientação de seu Pai Antonio, as lições do então menino Herculano, resultaram no acréscimo de 19 – dezenove - títulos eleitorais para Nova Milano (Seara).
Em 1934, Concórdia passava a condição de Município e Comarca.
Predestinado ao que parece, Herculano Hércules Zanuzzo, dez anos após, 1944, viria a assumir a função pública vitalícia de Escrivão de Paz do então criado Distrito de Seara, do Município de Concórdia. Herculano formara-se Guarda Livros, título este que corresponderia na ordem legal, anos após, ao de Economista.
Seara, Distrito, tinha o seu expoente político na pessoa de Fioravante Massolini, tio de Herculano e seu tutor, desde o falecimento de Antonio Zanuzzo, substituindo o mesmo na gerência da Colonizadora Rio Branco Ltda.
Fioravante Massolini restou nomeado Prefeito de Concórdia no curso do Estado Novo. Em 1947, disputaria a eleição para Prefeito, e para tanto, o Distrito de Seara que era a sua base eleitoral, precisava preparar-se politicamente, daí o trabalho de formação partidária que veremos na sequência em documentos únicos, onde o searaense de hoje, poderá ver, seu avô ou pai, co-partícipe desta histórica formação, inclusive assinaturas originais, juntamente com as de figuras notórias da história searaense e regional.
A simplicidade de nossa gente e a rusticidade, ficam caracterizados nas singelas assinaturas de mãos que trabalhavam a nossa terra com tanto amor que nos comove. Também a foto do local da primeira reunião, Salão Fiorello Trentin, açougueiro, bodegueiro, criador de cavalos e gado, uma pessoa de nosso folclore histórico que se transferiu a Palotina, PR, onde veio a falecer. Foto esta que mostra a simplicidade da vida de nossa gente. Eu próprio dancei na minha juventude alguns ou muitos divertidos bailes neste salão que perdurou até os anos 70 e inicio de 80.
Esta documentação restou guardada por Herculano e Adorilde, meus pais, que desde então tiveram uma bela história de participação na ordem política de Seara, bem como no trabalho de emancipação do Município de Seara, nos anos 50 em diante, como veremos mais adiante em outras postagens documentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário