terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O passado existe !
                                                              Euro Zanuzzo
                                                              Vivente Searaense qualquer.

 (O PRESENTE ARTIGO FOI ESCRITO NO ANO DE 1997)

            Nossa Seara viveu o sonho do desenvolvimento e realmente desenvolveu-se. O dinamismo da sua potencialidade se circunstancia no conhecido e festejado 70 anos de sua fundação, 43 anos de sua emancipação municipal e 30 anos de Comarca.
            Longe vai o tempo em que nossos abnegados e primeiros searaenses, mirando-se no exemplo da Concórdia-Mãe e cumprindo um destino econômico de ordem regional que se afigurava modelo, implantou-se o Moinho de Trigo Seara, nossa indústria primeira nos idos de 1950, e após o Frigorífico Seara S/A em 1958, hoje a Ceval Alimentos S/A, orgulho e sustentáculo econômico da nossa Seara.
            Mas, em nome deste desenvolvimento tudo restou feito, tudo se modificou e acreditou-se sempre ao longo destas décadas de trabalho, que o desenvolver importava em custos de destruir, de sacrificar, de alterar e submeter tudo a uma única contabilidade que importava, seja a do saldo do extrato da conta bancária.
            Sabemos hoje a duras penas que não é assim. Preservação ambiental não é uma palavra que atenta contra a nossa economia. Não é uma palavra para você ficar ouvindo em enfadonhas palestras de cunho ecológico. Preservação faz parte de nosso dia-a-dia, do nosso contexto de vida, da nossa qualidade de vida.
            Não se pode perseguir ISSO e AQUILO – ISSO 9.000, DEZ ou VINTE que seja, para atender o Programa de Qualidade Total e abrir barreiras do sistema de exportação para adentrar ao privilegiado círculo de um Mercado Comum Europeu e botar a mão na sua moeda comum, o Euro., (ah! deste $ Euro $ tenho certeza que todos iriam gostar) mas, para perseguir estes necessários e objetivos caminhos na ordem econômica, se exige necessariamente que iniciemos por arrumar nossa própria casa, o nosso galpão, utensílios, pocilgas, esterqueiras, a roça, a higiene, a natureza, o ar e a água.
            Nada está dissociado do objetivo da qualidade total, intrínseco que é ao sistema. O nascedouro de tudo é a nossa casa, a nossa propriedade. Desenvolvimento hoje é integrar o passado, o presente e o futuro nas nossas atividades, tendo essencialmente a preservação do meio. E a preservação deste meio se faz de uma atividade integrada do Poder Público com a Comunidade, com o Particular, com as Empresas, com as Entidades Sociais representativas.
            Nós precisamos voltar a conhecer nossa Seara. O passado existe, sim!. Os sonhos aconteceram e tornarão a voltar sendo mais reais que no passado, onde até sonhar era difícil. Precisamos tomar consciência de uma Seara que apenas necessita de um pouco de nosso capricho e boa vontade. Fazendo a esterqueira ali. A fossa da casa lá. Não jogando mais porcaria no rio. Fazendo o bueiro lá, o muro e o cercado ali. Matando o formigueiro lá. E a soma dos Ali e Lá, irão nos mostrar a Seara do futuro, tanto senão mais bela que a Seara do passado. O futuro se espelha no passado. O passado espelha o futuro. Não quebre este espelho. Sequer podemos pensar no azar!


Seara &
Euro Zanuzzo


SE
ARA
Do
Suor!
Seara & Louvor,
Seara do Senhor.
Seareiro arado,
Universal Trabalho,
Terra, Trigo & Pão.
Seara Igreja Mor,
Seara do Alimento,
Seara em flor,
Seara da Vida,
SEARA de Amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário