sábado, 21 de fevereiro de 2015

CORAL SÃO DANIEL



                                          O Coral São Daniel, tem o seu nome com base na Paróquia São Daniel de Seara, que por sua vez recebeu tal denominação e escolha do santo padroeiro, em homenagem ao Bispo de Lages, Dom Daniel Hostin, primeira Diocese a que pertenceu Seara, desde a sua existência como Nova Milano. Depois, com a criação da Diocese de Chapecó, passou a pertencer a esta.
                                             A Paróquia São Daniel foi criada em 17 de julho de 1944, mas já existia um Grupo de Cantoria Sacra desde o ano de 1935. Criada a Paróquia, no ano de 1950, passou o Grupo também a adotar sua denominação de fato, Coral São Daniel, referendando a Paróquia.
                                            A Entidade só vem a assumir personalidade jurídica própria com o Registro de seus Estatutos, sob número 21, em data de 27 de maio de 1980, junto ao Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos da Comarca de Seara.

                                        



                            Ao longo destes seus ora 80 anos de existência entre o tempo de fato e o de Direito, mas tendo como referencial o ano de 1950, então seriam 65 anos, a Entidade teve importante e intensa participação social, presente sempre em todos os principais eventos, históricos, sacros e políticos da história searaense.
                  Nomes ilustres da nossa história foram ao longo do tempo seus componentes, como a Professora Helena Prado, que doou seu próprio piano quando deixou de residir em Seara. Dr. Harry Quadros de Oliveira, ilustre cidadão homenageado de Seara, nosso venerado primeiro médico, que com sua cantoria e violino tanto abrilhantou ao longo do tempo que em Seara esteve, o seu Coral. Américo Paludo, Presidente da Câmara Municipal e sua esposa Fidelia B. Paludo. Etelvino Pedro Tumelero, Prefeito de Seara. Natalina Barbieri Paludo e Eni Zanuzzo Laitano, organistas. Enfim, lembrando participantes do Coral, alguns já falecidos, Amelio Tumelero, Ilse Wosgrau, Victorio Pierozan, João Grando e Adelina Grando, Roberto Hoff, Padre Jaco Feldhaus, que durante anos dirigiu o Coral. Enfim, com nomes na ordem geral, alguns incompletos por não lembrar, citados por minha mãe Adorilde Zanuzzo.
                     Letícia Benetti, Genuino Sfredo, Herminia Canalle, a Sra. Ragagnin, mãe do Prefeito Flávio, Iracy Casarotto, Dalila Evangelista, Domingas Tochetto, Cleci Gaida, Catarina Matiello, Geni Alves, Lourdes Campos, o Battistella da Linha Forquilha, Luis e Thiago Benatti, Valdemar Fabrin, Celio Gris, Valdir Bordignon. Diamantina Paludo, Antoninha Paludo, Jaime Casarotto, Olga Vani, Gema Zonta Bellani, Maria E. S. Rech, o Benettinho, Argemiro e Carlão, com violão. Fanny Battistella, Zilce e Marcos Magnani, Marzarotto e esposa Terezinha, Ines e Adorilde Benatti, Suzin, ex Gerente do Banco do Brasil. Bem, os que conseguimos recordar pois não sei da existência de registro. Os que continuam este Coral e a todos quantos participaram de uma forma o outra, parabéns por esta bela atividade cultural. Vejam, eu me encontro em Criciúma e os contatos são via Internet, às vezes esqueço fatos de ontem, então Desculpas já peço aos que esqueci e este trabalho pode vir a ser completado posteriormente por mim ou outra pessoa que se disponha.



                                               O Coral promove anualmente a sua tradicional Festa e Jantar Italiano, atualmente ao que parece, em sua 28ª. edição, que ocorre junto aos festejos de aniversário do Município, no mês de abril, sendo que a data municipal é 03 de abril.
                                               Faz parte na ordem regional de Associações e Liga dos Corais, sendo composto por cerca de 30 componentes, misto, e recebe orientação da Maestrina Inês Grando Detoni.
                                               Trata-se o Coral São Daniel, um dos baluartes mais expressivos dentre os valores culturais de Seara, senão o mais antigo e importante na história cultural do Município.

                                               Na sequência, faço vista de vídeo gravado em sistema de fita cassete, repassado para DVD., e é claro, coisa de amador e gravação feita mais a interesse familiar, feito por Eni Zanuzzo Laitano, em cobertura da Festa Italiana, Jantar, realizado no Centro Comunitário Pe. Jacó Feldhaus, Centro de Seara, ao lado da Igreja Matriz São Daniel, em 30 de abril de 1994, festividade que encerrava os festejos de aniversário do Município daquele ano.
                                               A acústica do Centro é péssima e o vídeo rodado por amadora, não é propriamente um espetáculo, mas serve de registro de uma época, onde surgem queridas pessoas de todos nós, já falecidos, que faziam parte do Coral São Daniel, como o ex Prefeito Etelvino Pedro Tumelero e agora recentemente, o Sr. Hilário Canalle, pai do ex Prefeito Kiko Canalle. O evento foi abrilhantado com a presença do Coral de Orleans, SC. Também registro aqui, belos jantares com Baile realizados no mesmo local enquanto respondia como Presidente da Fundação Cultural de Seara, onde por duas vezes contratamos o belo conjunto Ragazzi dei Monti de Montes Belos do Sul, RS. Todos que tiverem interesse de revê-los podem acessar , -www.ragazzideimonti.com.br.
 Na sequencia o vídeo citado:


Festa Italiana 1994, clique e veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário